Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Livraria Cultura entra com pedido de recuperação judicial

Segundo a companhia, mercado editorial encolheu 40% desde 2014.

há 5 anos


A Livraria Cultura entrou nesta quarta-feira (24) com pedido de recuperação judicial. Em nota, a empresa justificou a decisão pelo cenário econômico nacional adverso e pela crise no mercado editorial - segundo a companhia, o setor encolheu 40% desde 2014.

"Com essa medida (de recuperação judicial) visamos normalizar, em curto espaço de tempo, compromissos firmados com nossos fornecedores, preservando a saúde da empresa criada por Eva Herz em 1947, a manutenção de empregos e gerando mais estímulo para crescer", informou a empresa.

A direção da empresa tem promovido uma série de ajustes no negócio nos últimos meses. A companhia fechou lojas, reduziu o quadro de funcionários e refez os planejamentos de curto e médio prazos.

Neste mês, a Cultura acabou com unidade do centro do Rio de Janeiro. A empresa também encerrou as atividades da rede francesa de livrarias e produtos eletrônicos Fnac.

A companhia da família Herz adquiriu Fnac em julho de 2017. Para se desfazer do negócio, os franceses pagaram R$ 130 milhões para vender a subsidiária brasileira. Após fechamento da Fnac, funcionários demitidos protestaram e afirmaram não ter recebido direitos trabalhistas.

A Livraria Cultura ainda mantém 15 lojas físicas abertas.

Canais digitais

Com o pedido de recuperação judicial, a direção da Livraria Cultura promete agora investir de forma "agressiva nos canais digitais" e diz que deve manter poucas lojas físicas.

Em dezembro, a Cultura comprou a plataforma de e-commerce de livros Estante Virtual. Na ocasião, a empresa informou que a plataforma seria o meio de vendas mais importante para a empresa.

Fonte: G1 Economia

  • Sobre o autorO sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz -Aristóteles
  • Publicações22
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações315
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/livraria-cultura-entra-com-pedido-de-recuperacao-judicial/641834629

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)